Sala de Delírio e Criação: Técnicas Urgentes para Filmes Errantes
por Anarca Filmes
Carga horária: 2 Encontros de 2 horas (Quarta 15/12/21 de 19h às 21h, Sábado 18/12/21 de 13h às 15h)
Número e perfil de alunos: Máximo de 15 alunes maiores de 18 anos.
Conteúdo programático
Quarta, 15/12:
19h-20h: Apresentação de técnicas urgentes utilizadas na trajetória da Anarca Filmes
20h-21h: Alunos apresentam seus processos em curso com acompanhamento curatorial da Anarca Filmes
Sábado, 18/12:
13h-15h: Alunos apresentam desenvolvimento dos seus processos após provocações da Anarca Filmes no encontro anterior
A Anarca Filmes apresenta Sala de Delírio e Criação: Técnicas Urgentes para Filmes Errantes no Cinecipó. Em dois intensos encontros iremos compartilhar com artistas e cineastas técnicas utilizadas para realização de filmes urgentes baseadas na disposição de materiais de fácil acesso, geralmente encontrados ao redor dos próprios artistes.
Além de trechos de filmes comentados, discutiremos sobre as montagens inventivas, chroma keys fabulosos, usos de imagens e sons de arquivo encontrados na internet (youtube.com, freesound.org) para criação de paisagens sonoras e efeitos especiais, acolhimento do erro, gambiarras de captação de som, dispositivos performáticos para elaboração de roteiros rápidos, criação de espaços e circuitos alternativos de produção e distribuição, coletividades como modo de produção, internet como expansão do cinema e do vídeo.
Esta Sala de Delírio e Criação é indicada para participantes que estejam em algum processo ou pesquisa artística em audiovisual de curta duração: projetos em desenvolvimento, roteiros sendo escritos, cortes inacabados, materiais filmados ainda não editados, filmes esquecidos, pesquisas obsessivas, videoclipes ainda não filmados, filmes ruins, videoartes engavetadas, projetos errantes, performances e delírios filmados, filmes mudos, trabalhos que desejam sons e efeitos e também projetos que dialoguem com formatos expandidos de cinema e do vídeo.
Condições de participação e critérios para seleção de participantes, quando for o caso: os participantes deverão ter algum processo artístico em audiovisual de curta duração em curso. Os participantes deverão ter acesso a computador para os encontros online e alguma ferramenta de trabalho que se relacione com a sua demanda (de softwares, equipamentos de filmagem e etc).
Sobre a Anarca Filmes:
Anarca Filmes é uma proposição coletiva em cinema e arte contemporânea que existe desde 2014. Seus filmes, vídeos, festas e residências artísticas manifestam-se como dispositivos relacionais, que exercitam a coexistência da diferença. Criam interlocuções entre presenças e espaços, expandindo seus suportes e temporalidades pelo diálogo com as linguagens da performance, instalação, vídeo e internet. Influenciados pelas tensões políticas no Brasil a partir de 2013, os artistas integrantes iniciam suas atividades na noite do Rio de Janeiro e de Recife, registrando e fomentando movimentos politicamente engajados, além de festas e espaços voltados à produção de impacto social. Sempre em diálogo com uma rede de artistas, ativistas, cineastas, terapeutas, produtoras culturais, pesquisadoras e educadoras de todo o Brasil. Suas obras já foram exibidas em festivais e instituições na Holanda, Portugal, Grécia, Alemanha, México e diversos estados do Brasil. Atualmente possuem cópias disponíveis online e no acervo da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Sua última realização, o filme interativo Usina-Desejo Contra a Indústria do Medo (2021), dirigido por seus integrantes- fundadores Amanda Seraphico, Clarissa Ribeiro e Lorran Dias ganhou recentemente o Prêmio Especial do Júri no 28° Festival de Cinema de Vitória.